quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Dicas de segurança na internet - cuidado SPAM.




SPAM é um termo utilizado que refere a e-mails recebidos e que não foram solicitados. Geralmente são enviados para um grande número de pessoas, essas mensagens podem ter conteúdo comercial, - UCE (Unsoliicted Commercial e-mail) ou cunho pessoal.

• TIPOS DE SPAM:
1 - Hoaxes (Boatos)
2 - Correntes
3 - Lendas Urbanas
4 - Ameaças
5 - Pornografia
6 - Códigos Maliciosos
7 - Fraudes e Golpes

Hoaxes (Boatos)
Famosas correntes,da engenharia social, com teor apelativo para encaminhar mensagens a todos os seus contatos, usa frases específicas:envie para todos os seus amigos, envie para as pessoas especiais de sua vida....
Boatos que contam histórias falsas sobre algum fato que despertara a curiosidade ou sensibilidade do receptor:
. Difamatórios: difamam empresas ou produtos, prometem brindes, etc. Ou destinam mensagens mencionando a descoberta de fotos comprometedoras de alguém com que se relaciona.
. Filantrópicos: as histórias de crianças doentes e casos de catástrofes naturais tem bons argumentos pedem ajuda em dinheiro. É normal que esses e-mails cheguem após algum noticiário de desastres. dentre outras.




Principais Caracterísiticas:
• Cabeçalhos suspeitos;
• Campo Assunto (Subject) suspeito;
• Opções para sair da lista de divulgação;
• E-mails enviados "uma única vez";
• Sugestão para apenas remover.
Como se prevenir:
• Evite repassar e-mails suspeitos.
• quando repassar alguma mensagem de alguém conhecido, coloque seus destinatários no campoCCO (Com Cópia Oculta) ou em inglês BCC (Blind Carbon Copy)..;
• Bloqueie remetente de um mensagem suspeita ou o adicione como Junk E-mail.
• Preserve informações pessoais,
Nunca os forneça pela internet.
• Separe e-mails pessoas, profissionais e para compras e cadastros on-line. Exemplos:
○ Informatica.pessoal@hotmail.com (para mensagens pessoais)
○ Informatica.empresa@hotmail.com (para uso comercial)
○ Informatica.compras@hotmail.com (para efetuar compras pela internet)
○ Informatica.listas@hotmail.com (para se cadastrar em listas de discussão)
(O uso do hotmail é apenas exemplo)
•. Analise as características dos e-mails, quem os enviou, o conteúdo dos mesmos.
•Verifique E-mails sobre brindes e promoções no site do fabricante sem clicar o conteúdo do e-mail. Certifique-se da procedência e veracidade dos fatos.
• Ao preencher um formulário, desabilite opção para receber material de divulgação do site e de parceiros.
• Instale um antispam, firewall pessoal e antivírus mantendo-os atualizados. Existem ferramentas gratuitas eficientes.

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